Conheça as formas de pagamento mais comuns no mercado óptico
Os empreendedores precisam ficar atentos às oportunidades do mercado para as óticas. Oferecer óculos luxuosos pode ser uma maneira de conquistar públicos de maior poder aquisitivo, por exemplo. Já produtos com preços mais acessíveis atraem uma cartela de consumidores com menos afortunados, mas que também são relevantes para o sucesso de um negócio.
Além do material, da qualidade e do preço do produto, tem um outro fator que afeta a decisão de compra de um consumidor nas óticas: as formas de pagamento. Mais opções de pagamento significa mais oportunidades de vendas para um estabelecimento comercial.
É preciso ficar atento às formas de pagamento mais comuns no mercado óptico.
- Cartão de crédito
Esse é o meio de pagamento mais utilizado nas óticas. Além de ser um meio seguro e prático, o cartão de crédito tem a vantagem de oferecer alternativas para parcelamento da compra. Assim, muitos clientes preferem essa opção na hora de adquirir um produto.
Para as óticas, também é vantajoso oferecer esse tipo de pagamento. Hoje em dia, poucas pessoas andam com grandes quantias de dinheiro, então — como muitos óculos e outros produtos ópticos têm um valor elevado — não aceitar cartão de crédito pode fazer a loja perder vendas.
- Cartão de débito
Para aceitar cartões de crédito e débito, os estabelecimentos comerciais precisam investir em soluções de transferência eletrônica de pagamentos e, por consequência, pagar taxas para as operadoras de cartão e outras empresas envolvidas.
Ainda assim, vale mais a pena considerar oferecer essas formas de pagamento do que correr o risco de perder oportunidades de venda. Enquanto alguns clientes preferem parcelar a compra no cartão de crédito, há quem opte por pagar diretamente com o dinheiro disponível na conta, no débito.
- Outros meios
Dinheiro, cheques, crediários, carnês e promissórias também são meios de pagamentos ainda utilizados em algumas óticas. Esses últimos, no entanto, exigem atenção. Há um grande risco de inadimplência por parte dos clientes, por exemplo, com cheques sem fundo ou com a ausência de pagamento de parcelas.
Nesse quesito, fornecimento de alternativas de pagamento por cartão é mais vantajoso, já que o risco de inadimplência é repassado para as operadoras de cartões e bancos do cliente. Assim, a ótica tem mais tranquilidade e segurança.
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