Torne sua ótica mais atraente e aumente suas vendas!

Preparamos dicas valiosas para você utilizar seu espaço de vendas para acolher seus clientes. Com esse passo a passo simplificado você irá transformar sua ótica em um ambiente propício a fazer novos e constantes negócios. Da fachada a iluminação, separamos dicas extraídas dos melhores especialistas em vendas.

Vamos às dicas…

1 – Layout: é na loja, diante ou dentro dela, que o consumidor se encanta com o produto, passa pela experiência da compra e se torna fiel a uma marca. Por isso, se preocupar com o posicionamento de cada item é uma maneira eficiente de encantar o seu cliente, já no primeiro contato com a ótica. Aqui vale a arrumação dos produtos na vitrine, a distribuição do mobiliário e até a placa na fachada da loja.

2 – Vitrine: dê acordo com estatísticas do Sebrae, a vitrine é responsável por até 75% das vendas, portanto, investir em melhorias constantes do visual da vitrine é importantíssimo. Atente-se para que os produtos estejam sempre em concordância com o perfil da sua loja. Lembre-se também de manter o estoque em dia. Afinal, expor um produto e não ter um novo à disposição do cliente pode limitar suas vendas.

3 –  Iluminação: ter uma iluminação adequada da loja ajuda aumentar as vendas! Isso porque cria um ambiente confortável para o cliente e permite direcionar o foco de atenção para os produtos em destaque. Além disso, um ambiente aconchegante, convidativo e agradável é uma poderosa ferramenta para atrair um potencial cliente e fidelizar os atuais.

4 – Mobiliário: uma das premissas do cliente na escolha das suas experiências de compra é o conforto. Quanto mais à vontade seu cliente estiver, mais tempo ele ficará na loja e será motivado a comprar. Isso deve nortear, inclusive, a escolha dos móveis do estabelecimento.

5 – Circulação: tenha sempre em mente, que quanto mais o seu cliente circular dentro da loja, maior será a possibilidade de compra. Mantenha os espaços para a circulação livres. Assim, ao percorrer os quatro cantos da loja seu cliente terá acesso a vários produtos, ocasionando assim, oportunidade de vendas.

6 – Temperatura: estudos mostram que temperaturas agradáveis acalmam e proporcionam um ambiente de compra mais envolvente. Manter a loja climatizada requer atenção e cuidados constantes.

7 – Detalhes: quem não gosta de ser mimando, não é mesmo? Pequenas atenções e detalhes contribuem para o encantamento do seu cliente pela loja. Montar uma pequena estação com café, biscoitos e água, manter o banheiro higienizado, oferecer gentilezas como guardar a bolsa e/ou sacolas fazem a diferença.

8 – Limpeza: Manter a loja limpa deve ser uma das prioridades no cuidado com a sua ótica. Certifique-se de que todos os cantinhos estão higienizados e sem poeira. Atente-se também para a manutenção do estoque. Mantê-lo organizado e limpo trará benefícios que vão desde a melhor visualização dos produtos até a apresentação das peças aos seus clientes. Afinal, com um mercado cada vez mais competitivo, dar uma atenção especial a limpeza pode ser o ponto chave entre você e seu concorrente.

Manter um negócio ativo e dando lucro não é uma tarefa fácil (nós sabemos!), mas com essas dicas valiosas queremos ajudar você a transformar sua ótica em uma máquina de fazer bons e constantes negócios. Curtiu? Deixe sua opinião nos comentários!