Estresse visual: inclua 3 hábitos saudáveis (e importantes!) à visão

Durante a quarentena tem sido comum ouvirmos e lermos assuntos relacionados aos cuidados com a saúde: exercitar-se, manter a mente equilibrada, seguir uma rotina de alimentação e tantos outros. Porém, uma parte extremamente importante é a visão. Com mais tempo em casa, a exposição a computadores, televisões e celulares aumentou, com isso, o estresse visual também. Se até hoje você ainda não havia lido nada sobre este assunto, chegou a hora!

Listamos 3 dicas valiosas para você lembrar todas as vezes que piscar os olhos. Ou seja, cerca de 24 vezes por minutos! Brincadeiras à parte, o assunto exige atenção sim, mas não queremos causar nenhum estresse. Chega de conversa e vamos as dicas:

1 – PISQUE!

Sabe aquela história que as mães diziam sobre não ficar muito próximo da tela da televisão, porque faz mal à visão? Pois é, isso hoje não só faz muito sentido como precisa ser vigiado. Isso porque quando estamos muito próximos à tela o cérebro tende a concentrar a visão em um ponto fixo, fazendo com que pisquemos menos. Isso implica diretamente na nitidez das coisas e, com a repetição, pode ocasionar em um ressecamento ocular bastante incomodo. Por isso, a dica é: PISQUE!       

2 – FAÇA PAUSAS ESTRATÉGICAS

Durante o horário de trabalho você não faz pausas para o cafezinho, ou para tomar água? O mesmo deve acontecer com a visão. Para evitar o estresse visual é importante fazer pausas estratégicas. De tempos em tempos, desfoque o olhar das telas e direcione para paisagens externas. Olhe para janela, busque luz natural e aproveite para lubrificar os olhos. Lembrando que não existe periodicidade ideal para essa pausa, você mesmo deve perceber a necessidade e relaxar.

3 – INVISTA EM LENTES ESPECÍFICAS PARA AMENIZAR O ESTRESSE VISUAL

Para que que você proteja a visão, é aconselhável o uso de óculos de grau com lentes bloqueadores de luz azul. Uma tecnologia que não deixa a luminosidade nociva da luz chegar até a retina. Fazendo o uso correto das lentes, as longas horas de exposição a dispositivos eletrônicos não resultarão em danos severos na visão. É importante ressaltar que a luz azul também tem o lado benéfico à saúde: aumenta o estado de alerta, ajuda a memória e a função cognitiva e eleva o humor e auxilia na regulação sono.

Falamos mais sobre a luz azul aqui.

Se você tem se dedicado para tornar a vida durante a quarentena mais saudável, acabamos de incrementar novos hábitos. Esperamos que desfrute! Para ler outros conteúdos como este, acesse aqui.