Por que o pós-venda é essencial para o crescimento da ótica?

Muita coisa mudou nas relações de consumo entre empresa e cliente. Mas algumas máximas prevalecem verdadeiras. Como já dizia o famoso guru do marketing, Philip Kotler, “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Por isso, fidelizar um cliente é uma ótima estratégia para aumentar as vendas.

Quer saber mais sobre porque o pós-venda é essencial para o crescimento da sua ótica? Confira as próximas linhas.

O que é pós-venda?

Um dos grandes responsáveis por melhorar, e muito, o relacionamento com o público-alvo é o pós-venda. Utilizada para valorizar e dar atenção ao consumidor mesmo depois da compra, esta estratégia conta com diversas ações simples, mas muito eficientes, para cativar o cliente.

Além disso, um consumidor bem atendido também pode, inclusive, atuar como divulgador de seus produtos e serviços, o que aumenta a visibilidade de seu negócio. Por isso, para o empreendedor, tão importante quanto conseguir novos consumidores é apostar no encantamento dos antigos.

Quais os benefícios do pós-venda

1. Satisfação do cliente

A satisfação do cliente é a regra número 1 de vendas. Mas como saber se ele gostou ou não dos óculos novos e do atendimento da sua ótica? Realizando pesquisas e contatos após a conclusão da venda. Só assim você consegue identificar se o item agradou e se o atendimento foi satisfatório.

2. Feedbacks

Satisfação garantida ou não, ao entrar em contato com o consumidor no pós-venda você consegue dados muitos valiosos para o aprimoramento dos serviços oferecidos pela sua ótica. Aos saber quais os pontos positivos e quais são os pontos críticos de todo o processo de vendas, você pode otimizar desde o atendimento da sua ótica, até a parceria com fornecedores para se sobressair no mercado e apresentar um mix de produtos e serviços de excelente qualidade

Além disso, no caso de uma avaliação ruim, você tem a chance de se redimir com um cliente insatisfeito, promovendo uma solução àquela situação.

3. Retenção de clientes

A retenção de clientes é o grande benefício do pós-venda. Muitos empreendedores se empenham em campanhas de marketing para de atrair novos clientes, porém, como já dito no início deste artigo, esses investimentos são muito maiores do que os com a manutenção dos clientes já existentes.

A fidelização diminui o número de evasões da sua carteira de clientes. E quando você demonstra estar preocupado com a qualidade do que o cliente está adquirindo ao contatá-lo, você cria uma relação mais próxima com ele, se tornando a empresa de confiança dele no seu segmento.

4. Propagação da marca e novos clientes

O marketing mais efetivo segue sendo o boca a boca. Quando um cliente está satisfeito com o serviço prestado e com os produtos adquiridos, ele irá compartilhar a boa experiência. Com isso, indiretamente você está também investindo na atração de novos consumidores para sua empresa. Por isso, se esforce sempre para manter seu desempenho satisfatório.

Conclusão

Em um mercado saturado, destacar-se não é tarefa das mais fáceis. Porém, ao investir em estratégias de pós-venda você pode se sobressair dentre seus concorrentes. Ao fazê-lo, você fideliza os consumidores, aumenta o faturamento e pode ainda atrair novos clientes. Tudo isso é, sem dúvida, essencial para qualquer negócio. E agora que você já sabe o que é pós-venda, que tal aplicar na sua ótica. Não fique para trás e se destaque.

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