A tecnologia tem estado cada vez mais presente em todos os momentos de nossa rotina, atualmente é difícil encontrar pessoas que não tenham se rendido às facilidades proporcionadas pelo uso de smartphones.

Mas muito mais que apenas para acessar o Facebook, ou tirar fotos para o Instagram, ou mandar uma mensagem no Whatsapp, as pessoas têm usado aplicativos nos ajudam a simplificar diversas tarefas cotidianas. Por isso, o desenvolvimento de apps voltados para públicos específicos e com recursos inovadores, tem se destacado.

Na área de saúde isso não é diferente. Já existem atualmente várias ferramentas responsáveis por facilitarem a rotina dos médicos. No artigo de hoje vamos destacar 5 aplicativos, que oferecem ótimos recursos, e podem facilitar a vida dos oftalmologistas.

  1. Eye Tools

Desenvolvido pelo brasileiro Evandro Souza, o Eye Tools é um aplicativo feito para realizar cálculos importantes, como o de correção da pressão intraocular e/ou de lentes intraoculares, sendo eficaz na substituição de aparelhos que só estão disponíveis no mercado por valores muito altos.

Baixando o app, os oftalmologistas podem utilizar de diversas ferramentas presentes no aplicativo, tais como: IOL CALC, BAG SULCUS, PIO-PACH e A – Sf – ACD, com apenas alguns cliques, simplificando os procedimentos das consultas.

O aplicativo custa US$5 e está disponível apenas para iOS.

  1. Figure 1

Considerado o “Instagram para médicos”, o Figure 1 está entre os apps mais populares para profissionais da área. Presente em mais de 190 países e com mais de 1 milhão de usuários, ele permite que médicos e estudantes de medicina se conectem e troquem informações sobre casos em tempo real.

Como isso funciona? No app, os profissionais da saúde podem usar a função ‘Paging’ para acionar especialistas e receber um suporte instantâneo, pois os usuários conseguem participar de grupos de discussão sobre outros casos e cirurgias em tempo real, trocar mensagens com especialistas do mundo inteiro e ainda acompanhar entrevistas com respostas sobre dúvidas de colegas.

Tudo isso, sem colocar em risco a privacidade do paciente, já que o anonimato dele é garantido por um time de moderação da companhia responsável pelo aplicativo.

O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS.

  1. EyeModel

Também desenvolvido por Evandro Souza, o aplicativo é simples e muito útil nas consultas realizadas por um oftalmologista. Sua função é apresenta o olho humano em 3D, de forma que possa ser visto de diversos ângulos, além de contar com um recurso de retirar camadas, mostrando detalhes mais específicos.

A inspiração para o EyeModel veio dos modelos de resina que muitos oftalmologistas têm em suas clínicas. Assim, durante a consulta, o médico pode ilustrar explicações de procedimentos cirúrgicos através do aplicativo, sendo uma forma mais visual do paciente entender o que irá acontecer.

O aplicativo é gratuito e está disponível apenas para iOS.

  1. OpticNerve

Desenvolvido pela start-up gaúcha MPS Saúde, o aplicativo auxilia o oftalmologista na avaliação (forma, contorno, tamanho, coloração e escavação) na papilografia e no exame físico do nervo óptico.

O OpticNerve é destinado especificamente para médicos oftalmologistas, o software é considerado bastante útil em casos de suspeita de glaucoma e também no acompanhamento de pacientes com diagnóstico da enfermidade ou doenças do nervo óptico. Além de melhorar a qualidade do exame do nervo óptico, aumenta a velocidade e a qualidade da informação da documentação do exame, diminuindo a perda de tempo com a burocracia.

O aplicativo é gratuito e está disponível apenas para iOS.

  1. EyeCare Plus

O aplicativo foi desenvolvido para que os usuários possam acessar dicas e exercícios para melhorar sua saúde ocular. Indicando o uso do EyeCare Plus, o oftalmologista contará com o auxílio do app para orientar seus pacientes sobre quando devem voltar para uma próxima consulta ao observarem alterações em sua visão.

Após responder algumas perguntas básicas sobre a saúde pessoal, o aplicativo fornece as melhores dicas e cuidados para que o paciente esteja sempre atento ao que deve fazer.

O aplicativo é gratuito e está disponível apenas para Android.