A prática de esportes tem se tornado cada vez mais comum entre a população brasileira. A motivação está nos benefícios que os exercícios geram no corpo e na mente, através da saúde e do bem-estar. Segundo dados do Ministério da Saúde, os brasileiros estão com hábitos mais saudáveis e a prática de atividade física, no nível recomendado pela OMS, nos períodos de lazer aumentou 24,1% nos últimos oito anos.

Com a chegada do calor e proximidade do verão o índice de interesse das pessoas pela prática de exercícios cresce ainda mais, principalmente ao ar livre. Para estar preparado e equipado à atividade escolhida, o atleta deve se ater a alimentação adequada, hidratar-se, proteger a pele da exposição ao sol e utilizar equipamentos de segurança, os óculos são um deles. Neste caso, é imprescindível optar pelo modelo de armação e lentes ideais para a prática esportiva de sua escolha.

Ao utilizar óculos durante os exercícios, é possível evitar o desconforto visual, dores ou irritações oculares e a entrada de corpos estranhos e de raios solares nos olhos. Os modelos escolhidos devem atender a ocasião, e a prática de esportes pede uma armação especial, que seja mais leve, resistente e funcional.

As armações esportivas são feitas de material especial para que o atleta tenha mais leveza e evite lesões graves em casos de acidentes envolvendo quedas, colisões e torções. Existem armações distintas para cada tipo de esporte. Todos os modelos, sejam os mais simples e leves, ou mais específicos, devem proporcionar conforto durante o uso, propiciando um melhor desempenho.

Além do material da armação, é importante reparar se as hastes e o apoio nasal são revestidos para facilitar a aderência ao rosto e evitar a movimentação. Durante uma atividade física os óculos devem ficar bem imobilizados no rosto para evitar qualquer desconforto e garantir uma boa estabilidade.

Com a armação ideal o foco agora deve se voltar para os tipos de lentes mais indicadas. Dê preferência para lentes de policarbonato, por serem mais leves, resistentes e suportarem temperaturas de até 120 graus. Na sequência informe-se sobre os tratamentos dados a lente, tais como: proteção UV, antirrisco e antirreflexo. São medidas essenciais para garantir maior durabilidade e reduzir os incômodos.

Existem ainda a opção por cores diferenciadas que podem favorecer a prática de atividades ao ar livre. A escolha da cor da lente faz muita diferença e pode proporcionar ainda mais conforto na hora de se exercitar durante a noite, com mau tempo, em períodos de fim de tarde, ou mesmo exposto ao sol.

As lentes polarizadas trazem ainda mais benefícios aos praticantes de esportes ao ar livre, pois o tratamento dado a elas faz com que eliminem as luzes refletidas, dando maior conforto ao olho, com a percepção das cores verdadeiras sem excesso de brilho e possibilitando uma visão mais definida. Sendo assim, optar por lentes polarizadas é mais que uma questão de conforto, por oferecer maior segurança ao atleta.

Para quem sofre com algum problema de visão, como miopia, astigmatismo ou hipermetropia, não há com o que se preocupar. São inúmeras as possibilidades de utilizar modelos com lentes especiais ou colocar grau nos óculos de sol. O importante é se ater ao fato de que suas lentes devem estar de acordo com as necessidades visuais do esporte que pratica.

As Lentes Varilux Sport, por exemplo, possibilitam uma visão natural e extremamente precisa, dadas as exigências da visão dinâmica durante a prática de esportes. Seu material é leve, resistente e permite uma visão mais nítida, com campos amplos e maior velocidade de focagem. Não tenha dúvidas de que a escolha ideal fará toda a diferença!