Você já parou para pensar a quantidade de escolhas que são feitas ao longo de um dia inteiro? A começar pelo horário do despertador; durmo mais cinco minutinhos ou levanto de imediato para iniciar o dia? Na saúde não é diferente. Claro, resguardando a devida seriedade do assunto, a lógica é a mesma. Por exemplo, um paciente com queixa na visão, antes de chegar ao profissional ideal para ajudá-lo, fará uma série de escolhas.

O oftalmologista é o médico responsável por analisar, diagnosticar, tratar e realizar procedimentos cirúrgicos em tudo que está relacionado aos olhos. Por isso, a escolha de profissionais competentes para preservar nossa saúde visual envolve vários fatores. Para que você saiba exatamente o que pode interferir nesta tomada de decisão, fizemos uma lista para ajudá-lo a identificar os 5 fatores que determinam a escolha de um paciente.

1) Indicação e referência

Ao pretender marcar uma consulta oftalmológica o que não falta é opção. Há uma infinidade de consultórios e médicos prontos para atender. Porém, a maioria das pessoas optam pela indicação de amigos e familiares. Estamos sempre em busca de opiniões, positivas ou negativas, que ajudem a determinar nossas escolhas. Sendo assim, um bom profissional deve se ater a suas referências, primar por um atendimento de qualidade para que seus pacientes passem a diante sua imagem de credibilidade.

A confiabilidade do local onde o médico realiza seus atendimentos também é de extrema relevância. Instituições e hospitais de referência em oftalmologia são os mais procurados para o agendamento de consultas, pois costumam contar com médicos de confiança.

2) Currículo médico

Um bom oftalmologista está constantemente investindo em sua carreira. É indispensável criar experiências e ter domínio das informações mais atuais, através de especializações, treinamentos e certificações.

Quando o paciente já conhece seu diagnóstico ou tem alguma suspeita sobre seu problema, ele tende a buscar por um especialista em seu caso. Hoje em dia a pesquisa na internet pelo currículo dos profissionais facilita essa busca, pois é possível encontrar todo registro de estudos e trabalhos realizados pelo médico. Investir constantemente na qualidade e excelência no exercício desta função faz toda diferença.

3) Atendimento de qualidade

Todo paciente está em busca de um bom atendimento. É importante que ele tenha uma experiência única e positiva. Sem dúvidas a pontualidade do médico é o primeiro passo para que tudo caminhe bem. Na sequência o oftalmologista deve priorizar consultas de qualidade, tratar seu paciente como alguém especial, dar atenção a cada detalhe do seu caso, ser ágil na realização de processos e efetuar um atendimento personalizado a cada um.

A anamnese inicial é uma ferramenta indispensável para a realização deste atendimento de qualidade e personalizado. Esta entrevista médico/paciente permite ao profissional traçar um plano de atendimento para melhor solucionar os problemas que envolvem histórico familiar, ações do cotidiano, dentre outros. A falta de diálogo em uma consulta pode camuflar informações relevantes, tornando o tratamento menos eficiente.

4) Localização e instalações

O local e estrutura da clínica oftalmológica é fundamental para encantar o paciente e garantir que ele realize seu tratamento lá. As pessoas estão sempre em busca de atendimentos em uma localização segura e de fácil acesso. A organização e arquitetura do lugar também são atrativos aos olhos. Investir em tecnologia e modernidade, disponibilizando equipamentos novos para a realização de exames de vista completos, traz agilidade e transmite confiança.

5) Custo benefício

De acordo com uma pesquisa feita pelo Ibope, um paciente espera, em média, 56 dias por uma consulta e 78 dias para marcar um exame no SUS, por isso cada vez mais pessoas têm optado pela adesão a planos de saúde diversos. Ter um leque de opções em um consultório oftalmológico para atendimento à convênios é um atrativo aos pacientes.

Outro fator ainda mais relevante é a combinação de atendimento de qualidade e preços acessíveis. A média de espera nos convênios privados é de 13 dias para ver um médico e 19 dias para fazer exames. Estes números têm criado mais oportunidade de mercado para atendimentos particulares com melhor custo benefício.

A visão é um dos sentidos mais importantes para nossa qualidade de vida. Por isso são tantos os fatores que envolvem a escolha do profissional qualificado para realizar a importante tarefa de manter a saúde dos olhos em perfeitas condições.

Continue acompanhando conteúdos como esse no blog do Tavares!