Como fazer um bom planejamento estratégico?

A etapa mais importante para garantir o alcance dos seus objetivos no negócios é o Planejamento Estratégico. É crucial que ele seja bem feito e bem pensado, para garantir que sua execução o levará para onde realmente quer ir.
Para você saber o que é e como fazer um planejamento estratégico de uma empresa, separamos alguns itens essenciais. Confira quais são!

O que é um planejamento estratégico?

Planejar é criar um plano para alcançar determinado objetivo. E a estratégia é explorar as melhores condições para chegar também a um objetivo.

O planejamento estratégico em uma empresa é todo o processo de criação e execução de uma estratégia para alcançar objetivos dentro da organização. É a definição das metas, as tomadas de decisão, mobilizações e efetivas ações para alcançar o que se propôs com foco no sucesso empresarial.

O planejamento entra com a metodologia, enquanto a estratégia aparece com a parte criativa, de análise e decisão.
Este plano pode ser feito anualmente, ou com uma proposta mais a longo prazo, como de três a cinco anos, ou até mesmo mensalmente. Tudo irá depender do que você quer alcançar com a sua empresa no momento.

Como fazer um planejamento estratégico?

1. Aliar as estratégias da sua empresa com sua missão, visão e valores

Antes de definir aonde quer chegar, você precisa definir quem a sua empresa é. Quais os seus valores, sua missão e sua visão (saiba mais sobre o assunto clicando aqui). Sem estabelecer a identidade da empresa, não há planejamento que funcione.

Sua missão, visão e valores devem ser base para as ações que serão tomadas. Por isso, tenha-as sempre em mãos ao pensar seu planejamento estratégico.

2. Identificar as melhores oportunidades

Saber reconhecer oportunidades é essencial para crescer e se consolidar no mercado. E com o planejamento estratégico, você consegue definir quais são as que sua empresa deve aproveitar. Ao ter isso bem definido, nenhuma oportunidade passará despercebida pelos seus líderes e gestores.

Mais que isso, você passa também a reconhecer os limites de atuação, não despendendo esforços em algo que não trará frutos.

3. Conheça seus clientes

Você agora já conhece sua empresa. Mas e seus clientes? Sabe quem são? O primeiro e principal objetivo de qualquer empresa é sempre ter clientes satisfeitos. Saiba quem são, do que gostam, onde estão e o que você pode fazer para melhor atendê-los.

Assim, é possível montar uma estratégia mais assertiva, que irá atingir em cheio seu consumidor e levar sua empresa ao sucesso.

4. Conheça a concorrência

Conhecimento é tudo! Agora que você já conhece sua empresa e seus cliente, é imprescindível conhecer sua concorrência. Saiba o que eles estão ofertando, como atuam etc. Isso pode te ajudar a montar um planejamento com um diferencial competitivo. Saiba o que seu concorrente oferta e ofereça soluções inovadoras e ainda melhores aos seus consumidores.

5. Acompanhe os indicadores em sua empresa

Um passo importante de qualquer planejamento é acompanhar os resultados. Saber se sua estratégia está ou não dando frutos é essencial para repensá-la ou mantê-la. Além disso, como você vai saber se está atingindo seu objetivo se não mensurar os resultados?

Defina quais os indicadores deseja acompanhar de acordo com seu objetivo e utilize-os para medir o sucesso do seu negócio.

Siga os passos acima e você estará pronto para traçar sua estratégia e partir rumo ao sucesso da sua empresa!