Como vender bem armações solares?

Tão essenciais para proteção dos olhos, as armações solares são muitas vezes deixadas de lado. Alguns consumidores tendem a achar que os óculos de sol servem mais como um acessório de estilo do que um item indispensável à saúde dos olhos. Por isso, vendê-las pode ser um grande desafio.

Abaixo, confira algumas dicas para superar as adversidades e começar a vender bem armações solares.

Conheça a personalidade do cliente

É muito importante também atentar ao grau do cliente. Certos graus ficam melhores em determinados tipos de armação. Clientes com Presbiopia, por exemplo, necessitam de armações de maior diâmetro, pois elas trazem uma transição de grau mais confortável. Já receitas de miopia extrema, possuem uma borda mais grossa, portanto quanto menor a armação, melhor a estética da lente.

Conheça bem os produtos

Conhecer muito bem cada uma das armações solares, suas vantagens, pontos fracos etc, é essencial para conseguir realizar uma venda. Afinal, o consumidor quer saber o que está adquirindo e todas a vantagens que o produto oferece.

Ofereça armações com lentes solares com dioptria

Os óculos de sol são compostos por uma armação solar e uma lente solar. Lentes essas que podem ser adaptadas para também tratar o problema visual do cliente, facilitando o uso em qualquer momento e ambiente.

Ofereça armações solares com a lente ideal

Além disso, existem lentes solares coloridas, espelhadas e polarizadas. Cada uma se adapta melhor a um tipo de ambiente desde informal ao mais formal.

As lentes com cor interna, por exemplo, podem modificar o ambiente causando um incomodo durante o uso. Já as polarizadas combinam beleza, conforto e segurança ao garantir uma melhor adaptação à luz.

Se atente aos detalhes da armação

Outro detalhe importante por exemplo é falar sobre o suporte nasal das lentes. Alguns graus podem deixar a lente mais pesada, o que pode impactar no nariz e em ambientes de altas temperaturas fazer com que haja maior transpiração no local e fazer com que a armação escorregue mais fácil.

Dar dicas para cuidado com os óculos!

Uma boa forma de conquistar um consumidor é dando dicas sobre cuidado e manutenção do produto. Uma maneira de garantir uma maior durabilidade do produto é lavar as armações e lentes para tirar suor e areia.

Utilizar produtos neutros e panos limpos para fazer a limpeza também é muito eficaz para garantir uma vida útil maior.

Seja sincero

Uma relação de confiança envolve sinceridade. Passe todas as informações sobre o produto. Prós e contras. E lembre-se: seja muito sincero em tudo, caso contrário o vínculo pode não ser firmado. Criar um relacionamento de confiança e segurança com o cliente é a base para a fidelização do mesmo.

O cliente sempre tem razão

Embora conhecer o produto seja essencial, sempre mantenha o tom de sugestão. Afinal, a opinião final é do cliente, você apenas o auxilia, mostrando os produtos que considera adequado para a necessidade dele. Então, seja cordial, dê sua opinião, mas lembre-se de quem é o veredicto final: do cliente!

Faça um pós-venda

O pós-venda é essencial tanto para manutenção do cliente, quanto para a conquista de novos. Seja através de pesquisa de satisfação ou de um e-mail ou ligação, lembre ao cliente que a opinião dele é importante. Além de agradecer a compra, procure saber o que achou do produto e do atendimento. Isso mostra que a empresa se preocupa e dá atenção a opinião do cliente. Além de voltar a comprar com você, ele com certeza irá indicar sua ótica para outras pessoas.