Mantenha as vendas da sua ótica em tempos de coronavírus. 4 dicas .

Que o coronavírus é uma pandemia mundial, com capacidade de desestabilizar pequenos e grandes negócios, você provavelmente deve ter lido em inúmeros lugares. Como diz o ditado: “notícia ruim chega rápido”. Segundo informações divulgadas pela Agência Brasil, com dados da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), a economia brasileira deve encolher 5,2% neste ano.  Pensando nisso, decidimos melhorar esta realidade e trazer notícia boa.

Sabendo que o setor varejista está entre os mais sensíveis da economia, mas também com oportunidades inúmeras de se reinventar (alô, revolução digital!). Selecionamos sugestões que deram certo – e que estão sendo usadas aqui no Laboratório Tavares, para serem aplicadas na sua ótica. É importante lembrar que são dicas validadas por outros negócios. Mas, é imprescindível personalizar, direcionando ao seu cliente.

Antes de começarmos, sugerimos que faça uma breve reflexão, respondendo a essa pergunta: o que faria você comprar um produto, mesmo sabendo da situação econômica desfavorável?

Aqui vão algumas opções:

  • Necessidade: meu único óculo quebrou.
  • Oportunidade: desconto realmente imperdível.
  • Vantagem: benefício em longo prazo.
  • Solidariedade: ajudar quem precisa.

São essas as premissas a serem consideras nas próximas abordagens de vendas. Afinal de contas, você também é consumidor e sabe exatamente de que lado a balança é mais pesada. Leve em conta suas percepções e escolhas pessoais, pois possivelmente é também a do seu consumidor.

Deixemos a introdução e vamos a “mão na massa”. Serão quatro dicas para você colocar em prática, agora! Sempre precisar de investimento, apenas vontade de fazer sua ótica transformar um período difícil em oportunidade, se reinventando.   

1) Vendas pelo whatsapp:

Não é uma novidade, mas talvez pelo volume normal de vendas presencialmente, nunca foi um investimento na sua ótica. Então, agora é a hora. Revisite a lista de cadastro dos clientes e monte uma lista de transmissão. Separe um dia da semana para enviar conteúdos e, claro, vantagens. É importante usar do bom senso para enviar as mensagens na lista de transmissão. Ofereça conteúdo ao cliente e as vendas ocorrerão naturalmente.

BÔNUS! GATILHOS MENTAIS: são técnicas de persuasão que se relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes em todos os seres humanos. Quem aqui nunca comprou uma armação nova depois teve a conclusão que na verdade estava precisando apenas trocar a lente? Use e abuse de elementos, acontecimentos e datas comemorativas para criar as mensagens.

2) Crie vouchers:

Compre agora e use em até xx meses. Outra maneira de fazer entrar dinheiro em caixa neste momento é o voucher. Crie maneiras do cliente se beneficiar realizando a compra antecipada. Por exemplo, adquirindo o cupom no valor de R$100,00, você dará o direito ao uso de R$200,00 na troca da próxima lente. Ou ainda: do valor gasto agora na confecção de uma lente, uma porcentagem, poderá ser transformada em desconto, na próxima compra, no período de 12 meses.

Exemplificando:

Valor gasto pelo cliente: R$250

Valor disponível na 1ª compra subsequente: 10% de R$250 = desconto

3) Movimente as redes sociais

As pessoas estão em casa, entediadas e loucas para ter bons momentos. E comprar é um ato que afeta diretamente o humor de muitas pessoas. Então, é o momento da sua ótica criar nos usuários a necessidade de renovar a armação, refazer a lente e/ou consumir outros produtos e serviços que o seu negócio oferece.

Só para você ter uma ideia do mercado de oportunidade, segundo o relatório Digital in 2019, feito pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, o Brasil tem 140 milhões de usuários ativos nas redes sociais.

Em tempos de quarentena, gatilhos mentais (falamos o que é no bônus da prmeira dica) são o que não faltam para gerar conteúdos. Anote aí algumas temáticas:

– Seus óculos estão em dia para aguentar a #maratonaNetflix?

– Meu negócio adverte: ler livros na quarentena exige uma armação de qualidade

– Home office não é motivo para resgatar a armação antiga.

4) Torne os vendedores, representantes:

Sua ótica precisa comercializar, e os vendedores precisam trabalhar. Está aí a união de forças perfeita. Dê liberdade aos profissionais da sua confiança de fecharem negócios via whatsapp. Se necessário, disponibilize a visita de um deles até a casa do cliente. Claro, com os devidos cuidados com a proteção e higienização; luvas, máscaras, distanciamento e todos os protocolos preconizados pela OMS e Ministério da Saúde.

CONCLUSÃO  

O momento é de reinventar-se. Colocar em práticas as ações de monetização remota do negócio é uma realidade. Fácil? Nunca foi nós sabemos. Mas existem maneiras de driblar o coronavírus e algumas delas estão aqui. É só colocar em prática.

Os canais de atendimento online do Laboratório Tavares estão disponíveis e adaptáveis à realidade do momento. Conte conosco.