Visual Merchandising: como usar para melhorar suas vendas

Cerca de 85% dos consumidores   a decisão de compra no ponto de venda, de acordo com Regina Blessa, especialista em merchandising e o Instituto de Pesquisas em Marketing Popai. Ou seja, apesar do crescimento do e-commerce no Brasil, o palco principal do varejo segue sendo o PDV.

Pensando nisso, o ponto de vendas deve ser montado para chamar a atenção do consumidor, além de ser estrategicamente organizado para influenciar na sua decisão de compra.

Entenda a importância do visual merchandising e como usá-lo estrategicamente para vender mais!

O que é visual merchandising?

O visual merchandising é a sistematização dos elementos de decoração, temas das coleções, exposição dos objetos, disposição dos manequins, layout da loja, iluminação e até da playlist tocada.

A comunicação visual de uma loja no ponto de venda envolve também o planejamento, a organização do espaço físico, as promoções, o remanejamento de produtos e o monitoramento sobre a recepção do consumidor.

O foco não é mais fazer com que uma pessoa que entre em uma loja não saia de mãos vazias, mas sim proporcionar uma experiência agradável para que ela volte inúmeras vezes. Ao criar uma ambientação para tal, você o acolhe, mostra que sua empresa compreende seus desejos e necessidades e facilita a compra.

Como aplicar o visual merchandising para melhorar suas vendas?

O ponto de venda compreende todo o espaço físico, além, claro da equipe. Confira algumas dicas para criar uma estratégia e experiência excepcional:

Fachada

Seja atrativo, mas sem exageros. A logomarca da sua empresa no letreiro deve ser simples, de fácil memorização e passar o conceito da loja e sua atividade. Além disso, mantenha a fachada sempre limpa e em bom estado.

Vitrine

Primeira visão dos produtos da sua loja, a vitrine deve refletir um mix de tudo que é comercializado lá. Ao compô-la, escolha no máximo três ou quatro cores para não causar poluição visual. É também importante mantê-las sempre atualizadas.

Iluminação

Escolha a iluminação conforme seu objetivo. A fria (branca) deixa o ambiente mais claro, aumentando a visibilidade dos produtos. Já a quente (amarelada) revela detalhes, cores e texturas e é mais indicada para destacar um produto. Ela é ideal também para a mesa de prova, pois evita distorções nas cores dos produtos.

Mobiliário

Os móveis devem ocupar menos da metade do espaço disponível para facilitar a visualização de produtos e a circulação de clientes, com altura máxima de 2m e altura mínima de 50 cm acima do chão. Abaixo disso, utilize apenas para base de exposição.

Circulação

É fundamental que os consumidores tenham facilidade de acesso e circulação na loja. A porta de entrada da loja deve ter no mínimo 80cm de largura e, se possível, rampa para facilitar o acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Exponha produtos em destaque próximo às áreas de circulação de clientes. Defina ainda um percurso de compra na loja para delimitar o espaço de circulação e direcionar o olhar do cliente para mais produtos. Coloque atrativos no fundo da loja, como produtos em promoção, para garantir a circulação por todo o espaço.

Exposição de Produtos

Procure sempre organizar os produtos por categoria, cores e estilos, para facilitar a busca do cliente. Para destacar um produto, coloque-o cerca de 1,50m da entrada da loja e do lado direito. Esta zona é considerada quente por proporcionar maior atração visual. Pequenos produtos, novidades e promoções são comprados por impulso, por isso coloque-os em pontos estratégicos, como próximo aos caixas.

Comunicação Visual

As cores da sua empresa devem ser as mesmas desde a fachada até os uniformes. Cartazes, banners, faixas, placas, móbiles, devem ser de fácil leitura. Evite o excesso de informação e imagens e escrita e posicione as peças em pontos estratégicos, na altura dos olhos e sem interferir na circulação da loja. A sinalização da loja deve ser clara e visível para orientar os clientes a encontrar os produtos e departamentos da loja (caixa, banheiros etc).

Trabalhe todos os sentidos

Que tal ir além e tornar toda sua loja uma empresa multisensorial? Vá além do visual, explore também a audição, olfato, tato e paladar, como parte de estratégia de diferenciação e posicionamento, capazes de trabalhar no consumidor todo o potencial mental e assim, comunicar de forma mais clara e natural a mensagem do marketing.

Explorar todo o potencial de comunicação da marca através dos cinco sentidos eleva o status da marca e o coloca em vantagem competitiva frente aos concorrentes.

Dica Bônus: prepare sua equipe

De nada adianta criar uma experiência visual incrível, explorar todos os sentidos do consumidor, se sua equipe não estiver preparada para receber o cliente. Engaje-os neste projeto, invista em treinamento e feche com chave de ouro todo o processo de compra. Ao contar com funcionários que participam da sua estratégia e sabem vendê-la, o sucesso é garantido.

Agora mãos à obra! Prepare seu ponto de venda com  base nas táticas do visual merchandising e ofereça aos seus clientes uma boa experiência de compra para aumentar ainda mais a lucratividade de seu negócio.