Como e por que engajar os funcionários?

Diante da enorme competitividade do mercado atual, uma palavra se tornou a chave para alcançar resultados satisfatórios a um custo mais baixo, em menos tempo e com mais qualidade: produtividade.

Porém, nem todo gestor sabe como atingi-la. Um fator essencial é o engajamento da equipe.

Se você ainda não investe em ações para valorizar e aproximar o colaborador da empresa, saiba que está perdendo muito com isso. Entenda abaixo!

Por que engajar os funcionários?

Vamos começar pelos dados! Uma pesquisa realizada pela Right Management, consultoria especializada em gestão de pessoas, mostrou que um colaborador motivado tem uma produtividade até 50% maior.

No cenário atual, é praticamente uma unanimidade de que toda empresa deseja ter profissionais comprometidos, exercendo suas atividades com empenho e estando alinhados aos seus princípios e valores.

Porém, poucos sabem que para isso, é preciso que eles façam com que os funcionários se sintam parte da empresa e sejam parceiros na construção de melhorias para o desempenho dos negócios.

Quais são os resultados do engajamento da equipe?

Além da produtividade, que já mencionamos, uma equipe engajada pode trazer vários outros benefícios, como:

• motivação para encarar os desafios;
  • disseminação de uma imagem positiva da empresa externamente;
  • compromisso com a qualidade;
  • reduz a necessidade de novas contratações e, consequentemente, os custos da empresa, pelos altos níveis de produtividade;
  • mantém seus talentos na organização, já que, pela identificação e satisfação, eles sentem uma necessidade menor de buscar outras oportunidades de carreira.

Enfim, o engajamento é a ferramenta necessária para reduzir custos, aumentar a produtividade, garantir a satisfação dos colaboradores e atingir novos padrões de excelência.

Mas como atingi-lo? Confira no próximo tópico!

Como engajar os funcionários?

Conseguir esse engajamento requer iniciativas mais complexas do que simplesmente criar campanhas de motivação. No entanto, algumas ações são eficazes para alcançar essa meta.

1. Comece pela contratação

Embora a empresa tenha um papel fundamental em produzir engajamento, algumas pessoas não possuem em sua personalidade características que favorecem esse processo. Opte pela contratação de candidatos apaixonados, que têm um brilho diferenciado no olhar e estão dispostos a vestir a camisa da empresa.

2. Crie uma cultura organizacional engajada

Para influenciar os colaboradores, é necessário que os níveis gerenciais incorporem os valores da empresa. Os processos do dia a dia, como rituais de gestão, manejo das atribuições, políticas de RH, administração do tempo e do orçamento fortalecem ou enfraquecem uma cultura engajada. Afinal, não adianta pregar a importância do engajamento para os funcionários se, na prática, os gestores contrariam esse princípio.

3. Mostre reconhecimento.

Em reuniões e confraternizações, mostre reconhecimento de bons resultados obtidos. A premiação por objetivos atingidos é instrumento fundamental para a continuidade da motivação e entusiasmo de seu pessoal. Prêmios-surpresa ou sorteios dão bons resultados.

4. Crie um planejamento realista

Primeiramente, não cometa o erro de estabelecer metas inatingíveis. Estabeleça metas atingíveis e estimulantes, para que os funcionários se sintam motivados em alcançá-las e realizados ao cumpri-las.

5. Aprimore a comunicação

A aplicação de recursos em comunicação não é um gasto, mas um investimento. Ao criar uma estratégia para que a empresa se comunique bem com o time, o gestor evita os famosos “burburinhos” no ambiente de trabalho, que prejudicam a produtividade.

Além disso, recomenda-se adotar uma estratégia de marketing para fortalecer a imagem institucional diante de variados públicos, como colaboradores e clientes.

6. Trace um plano de carreira

O colaborador quer crescer na profissão, conquistando um cargo mais alto e um salário melhor. Por isso, é muito importante que a companhia tenha um plano de carreira bem-definido, permitindo que o funcionário busque aperfeiçoamento para permanecer na empresa. Essa prática favorece a fidelização do funcionário, uma vez que ele identifica a possibilidade de crescimento no ambiente de trabalho.

Viu como o engajamento da equipe é importante para tornar sua empresa mais competitiva? Comece agora mesmo a investir em práticas para fazer com que sua equipe vista de verdade a camisa do seu negócio!